Em um mês, as internações por Covid-19 na Santa Casa de Jaú aumentaram 58,5%: eram 53 pacientes hospitalizados no dia 01 de maio, contra 84 no último boletim, divulgado ontem (30/05). Embora isso não represente uma média consolidada, há um receio de que o contágio pela doença esteja novamente em aceleração.
“Se alguém me falasse, há algumas semanas, que no final de maio vivenciaríamos uma nova alta substancial no número de casos, eu provavelmente não concordaria. Mas se existe algo que nós aprendemos durante a luta contra esse vírus é que jamais devemos o subestimar”, lamenta o médico Christiano Nassif, responsável pelo pronto-socorro da Santa Casa.
Um áudio gravado por ele circulou em grupos de WhatsApp ao longo do final de semana. Nassif reforça que observou um “salto do número de casos” na última semana, bem como “uma maior ocupação dos leitos por pessoas do nosso município”. Contudo, pondera: “ainda é precoce para fazer uma estimativa ou saber o impacto”.
O médico finaliza alertando a população, para que os protocolos sanitários sejam cumpridos e haja responsabilidade. “Eu sei que todos estão cansados, eu estou cansado, mas não é o momento de relaxar. Peço que todos se mantenham vigilantes, não deixem de aderir às medidas de isolamento social, utilizem máscaras e passem álcool nas mãos sempre que possível”.