A luz amarela está acesa na Santa Casa de Jaú: o número de internações por Covid-19 voltou a subir após uma estabilização ocorrida entre a segunda metade de abril e o começo de maio. Nesta segunda-feira (17/05), 71 pacientes estavam em tratamento contra a doença, quase 30% a mais do que no primeiro dia útil do mês, quando eram 55.
De acordo com o infectologista do hospital, Daniel de Oliveira, “isso é reflexo das datas festivas, que envolvem aglomeração familiar e têm um reflexo duas semanas pra frente”. Desse total de 71 internados, 42 são moradores de Jaú e o restante veio transferido de cidades da região.
Letalidade
Um balanço realizado pela Santa Casa e divulgado agora traz um panorama da pandemia em Jaú desde o início do ano, quando o hospital chegou a decretar uma situação de colapso. Para se ter uma ideia da gravidade, 22% dos internados com Covid faleciam em decorrência da doença em 2020, índice que saltou para 30% desde janeiro.
“Principal fator foi a introdução da nova variante. Jaú foi a primeira cidade do estado a ter essa variante P1, que mostrou ter mais letalidade e ser mais transmissível”, explica o infectologista. O total de hospitalizados com a doença este ano é de 1122, número 58% maior do que o total registrado no ano passado inteiro, que foi de 714 pacientes.