Um projeto do vereador Luizinho Andretto, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Jaú, orienta sobre interdições de ruas na cidade, seja pela realização de obras ou eventos. Passa a ser obrigatório sinalizar a interrupção de tráfego em todo o quadrilátero próximo e nas vias de acesso, possibilitando mudança de trajeto.
Além disso, a nova lei ressalta a dificuldade dos serviços de urgência e emergência, que podem se deparar com uma interdição e prejudicar o atendimento. Os responsáveis pelo fechamento de ruas devem comunicar previamente setores da saúde, como o SAMU, além de Corpo de Bombeiros, segurança pública e transporte coletivo.

Na tribuna da Câmara, Andretto reforçou a importância do projeto. “A Matriz, por exemplo, geralmente faz a interdição do trecho da Visconde do Rio Branco, pra fazer as festas. Subindo a Marechal, o motorista vira e encontra a via fechada. Depois tem que fazer todo o contorno. Samu e Bombeiros acabam dando de encontro com a interdição. Num momento de socorro, não se pode perder tempo com um desvio que não foi informado”, finalizou.
A partir de agora, a expectativa é de que o prefeito Ivan Cassaro sancione o projeto e faça a publicação no Diário Oficial, para que a lei entre em vigor.