Um levantamento realizado pela Prefeitura aponta que aproximadamente 770 moradores de Jaú têm mais de 90 anos. Essa faixa, que compreende nonagenários e centenários, é uma das mais vulneráveis ao coronavírus e agora será vacinada. O sistema de vacinação foi divulgado hoje (05/02), em vídeo do secretário de Saúde, Rodrigo Brandão.
As doses serão aplicadas a partir da próxima segunda-feira, em duas modalidades diferentes. Os idosos acamados deverão fazer contato via telefone com a unidade de saúde mais próxima para fazer o agendamento. “Nós iremos às casas e vamos vaciná-los no leito”, reforça Brandão.
Já os que conseguem se locomover serão vacinados no sistema drive-thru – sem sair do carro. Basta que pessoas próximas, como familiares, amigos, vizinhos ou cuidadores levem os idosos até o Jahu Clube, localizado nos altos da Avenida João Ferraz Neto. O veículo deve entrar pela portaria de baixo, passar pelo posto de vacinação improvisado (uma tenda, na rotatória central) e sair pela portaria lateral. Esse sistema será empregado pelo menos até sexta-feira (12/02), nos períodos da manhã e tarde.
Hospitais
Para finalizar a primeira aplicação nos profissionais que atuam nos hospitais de Jaú, Santa Casa e Amaral Carvalho receberam mais 400 doses cada – Thereza Perlatti já concluiu essa etapa.
Profissionais da saúde
Os profissionais autônomos na área da saúde já vêm sendo vacinados desde o início da semana, mas muitos ainda não conseguiram receber o imunizante. Inclusive, houve registro de filas e aglomeração em algumas unidades. Para organizar a vacinação desse público, a secretaria de Saúde de Jaú prepara um mutirão, que será realizado neste sábado.
A orientação é que os profissionais façam um pré-cadastro no site Vacina Já, ligado ao Governo do Estado. Um total de 500 cadastrados serão atendidos no hall de entrada do antigo hospital São Judas (atual sede da secretaria): 8h às 12h, vacinação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares; no período da tarde, fisioterapeutas, biomédicos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e atendentes de farmácia, além de funcionários do sistema funerário e Correios.