Com a região pressionada pela alta no número de casos de Covid-19, o hospital de campanha montado pelo Amaral Carvalho em Jaú tem sido fundamental no acolhimento aos pacientes. Em pouco mais de uma semana de funcionamento, pessoas de 11 cidades diferentes já foram atendidas.
Dos 39 leitos instalados no Centro de Combate à Covid-19, dezessete estão sendo utilizados neste momento. São 11 pacientes na enfermaria e outros seis em tratamento semi-intensivo, com suporte respiratório. “Todos estão recebendo os cuidados integrais, com equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas”, destaca a gerente operacional do hospital, Danielle Urbanetto Dionísio.
O local também tem uma estrutura de apoio, com farmacêuticos, técnicos de radiologia, assistentes sociais e de tecnologia da informação. Como não oferece atendimento direto ao público, todas as pessoas são encaminhados pela CROSS (Central de Regulação de Vagas).
Desde o início das atividades, cinco pacientes receberam alta hospitalar. Já foram recebidos pedidos de internação de Bauru, Barra Bonita, Bocaina, Borebi, Brotas, Dois Córregos, Getulina, Itapuí, Mineiros do Tietê, Pederneiras e Pirajuí.
Santa Casa com UTI lotada
O boletim informativo divulgado pela Santa Casa de Jaú nesta quinta-feira (11/03) mostra situação relativamente tranquila na enfermagem, sem pacientes na fila de espera, mas a UTI ainda pressionada. No total, 33 pessoas estão em tratamento intensivo contra a Covid, enquanto outras dez ainda aguardam vaga para internação – estão sendo atendidas de maneira improvisada no pronto-socorro.