Um olhar mais cuidadoso sobre os dados oficiais da Covid-19 em Jaú revela uma situação preocupante: a letalidade da doença na cidade chegou a 9,1% no mês passado. Entre os dias cinco de fevereiro e cinco de março, 1555 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus e 143 óbitos foram confirmados pela Prefeitura.
De acordo com a Fundação Seade, referência nacional na elaboração de análises e estatísticas, a letalidade média da Covid no estado de São Paulo é de 2,9%; em nível nacional, esse índice é mais baixo, calculado em 2,4%. O número reflete o percentual de pacientes mortos dentre o total de infectados pelo coronavírus.
O último balanço divulgado pela Prefeitura de Jaú traz um total de 335 moradores da cidade mortos – 33 deles apenas na última semana – e 8382 casos positivos de Covid-19. Na média desde o início da pandemia, a letalidade é de 4%, ainda assim, bem acima da média registrada em outros lugares.
Cai o número de internações
Depois de quase dois meses com internações em alta e sistema hospitalar colapsado, Jaú começou a vivenciar uma trégua nessa semana. As filas de espera diminuíram de tamanho: neste momento, há vagas disponíveis na enfermaria e apenas cinco pacientes aguardando vaga na UTI. No total, 88 pessoas estão recebendo tratamento contra a Covid na Santa Casa, menor número desde o começo do ano.