Idosos que procuraram a vacina contra a Covid-19 hoje (24/04), em Jaú, se sentiram inseguros diante da falta de organização. A secretaria municipal da Saúde disponibilizou apenas um ponto para aplicação, o ginásio Dr. Flávio de Mello, mas havia doses de fabricantes diferentes: Oxford AstraZeneca e CoronaVac.
De acordo com pacientes ouvidos pelo DDJ, foram formadas duas filas, sendo uma para as pessoas que receberiam a primeira dose (fabricada pela Fiocruz) e outra para quem buscava a segunda dose (fabricada pelo Butantan). As vacinas estavam acondicionadas em tendas diferentes, montadas no estacionamento, para que as aplicações fossem minimamente organizadas.
Contudo, no meio da manhã, as filas foram trocadas de lugar. A única explicação dada informalmente a alguns dos idosos foi de que os isopores de uma barraca foram levados para a outra, e vice-versa. O tempo de espera para ser imunizado chegou a duas horas.
Por que reduzir o atendimento?
Em outras ocasiões, a Prefeitura de Jaú havia disponibilizado até três pontos para drive-thru e a vacinação ocorria ao longo de todo o final de semana. Por algum motivo, não esclarecido pela administração, nessa semana os problemas se acumularam, já que o atendimento foi em um único local, apenas na manhã de sábado e com duas vacinas diferentes. Se não bastasse, o atendimento da população com 64 anos deveria ter começado ontem (23/04) – conforme cronograma estadual. Porém, essa faixa etária começou a ser recebida só no sábado.
*** A Prefeitura foi questionada sobre os problemas. Assim que houver um posicionamento, a postagem será atualizada.