A Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investiga a aplicação dos recursos destinados ao enfrentamento à pandemia, em Jaú, inicia amanhã (10/06) a realização de oitivas, ou seja, serão coletados depoimentos. A informação extraoficial é de que os primeiros depoentes são ligados à área da assistência social, mas os nomes são mantidos em sigilo.
Em nota, a Câmara Municipal alega que a medida é necessária “para resguardar a intimidade dos depoentes”. Nesta primeira reunião presencial, duas pessoas serão ouvidas na condição de testemunhas – e não de investigadas. A TV Câmara também não fará a transmissão das oitivas.
Contudo, a reunião vai ocorrer no plenário do Legislativo e será aberta ao público. O primeiro depoimento está agendado para às 13h30 e o segundo para 15h30. O trabalho será conduzido pelo presidente da CEI, Maurílio Moretti, com participação dos demais integrantes: Mateus Turini, Chico Quevedo, Fábio Souza e Leandro Passos.
Entre eles, houve opiniões divergentes sobre divulgar ou não os nomes dos depoentes com antecedência, mas prevaleceu a posição de manter o sigilo. A CEI iniciou a investigação no dia 10 de março e tem reunido documentos para conduzir a apuração. Recentemente, a Comissão decidiu também investigar também as inconsistências encontradas nas listas de vacinados contra a Covid-19.