2020 terminou com números preocupantes em relação a pandemia na cidade de Jaú. Após o município apresentar quedas nos seus indicadores epidemiológicos da Covid-19 em novembro, o último mês do ano voltou a registrar alta de 30% de casos positivos do vírus. No total, 722 pessoas foram infectadas em dezembro, enquanto no mês anterior o número era de 553.
A mortes também aumentaram: 10 óbitos em novembro e 19 no mês passado, conforme levantamento feito pelo Diário do Jahu com base nos dados do Ministério da Saúde.
4.344 jauenses já foram diagnosticados com a doença, assim – considerando o número de habitantes do município em 130.000, segundo o censo do IBGE de 2010 (último dado atualizado) – aproximadamente 3,34% dos moradores de Jaú já foram contaminadas pelo Coronavírus. Dessas mais de 4.000 pessoas, 98 vieram a óbito.
O período mais crítico na cidade, desde março, no início da pandemia, deu-se em setembro. Em apenas um mês, 781 pessoas apresentaram diagnóstico positivo para o vírus. Já o mês de agosto foi o mais crítico em relação às mortes, 20 falecimentos.
Veja o gráfico
A equipe do DDJ procurou a Secretaria da Saúde a fim de obter informações sobre as ações para o combate da pandemia neste início do ano, mas não conseguiu contato.