Após o mês mais trágico desde o início da pandemia e com 19 óbitos causados pela Covid nos últimos três dias, a Prefeitura de Jaú publicou hoje (02/03) autorização para a retomada de celebrações religiosas com presença de público. As regras preveem várias restrições, como ocupação máxima de 30% nos templos.
Estão liberadas “atividades religiosas de qualquer natureza”, mas exclusivamente aos sábados e domingos. É necessário sinalizar distanciamento na fila e demarcar o fluxo de entrada e saída, para evitar aglomeração. No interior dos templos deve haver distanciamento entre os assuntos e não são permitidas confraternizações.
Além disso, a alteração no decreto assinada pelo prefeito Ivan Cassaro sugere que sejam evitados “rituais envolvendo toques em objetos de comum acesso”. As contribuições financeiras também devem ter os métodos revistos, para não haver contato físico – nenhum recipiente de coleta pode circular pelas mãos dos fiéis.
Além disso, devem ser disponibilizados pontos com álcool em gel e cartazes informativos ao público sobre como evitar o contágio pelo coronavírus.