Um balanço divulgado hoje (23/03) pela Prefeitura aponta que Jaú teve o registro de aproximadamente 400 incêndios apenas no ano passado – somadas as zonas urbana e rural. Com base nisso, foi lançada a campanha “Fogo Zero”, que tem o objetivo de reduzir consideravelmente esse número a partir de agora.
Durante uma coletiva de imprensa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Amilcar Marcel de Souza, explicou que o combate às queimadas vai além da questão ambiental, já que o país atravessa a maior crise sanitária de sua história. Com menos fogo em terrenos, por exemplo, a expectativa é reduzir os casos de problemas respiratórios.
A campanha foi realizada com a presença de representantes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Como entraremos no período mais seco e crítico do ano para esse tipo de ocorrência, serão realizadas campanhas de conscientização e intensificação da fiscalização.
A secretaria de Meio Ambiente pede que qualquer irregularidade seja denunciadas pela ouvidoria: (14) 3602 1790. A Prefeitura promete multar quem jogar lixo em terrenos ou provocar queimadas.