Em comemoração pelos 168 anos de Jaú, o Diário do Jahu vem publicando uma série de reportagens especiais. Neste domingo, 15 de agosto, é divulgada uma entrevista exclusiva com o prefeito Ivan Cassaro. Confrontado sobre questões políticas e rotineiras que envolvem seu trabalho, o chefe do executivo evitou criar polêmicas, demonstrou otimismo com relação ao governo, mas não apresentou detalhes de situações questionadas.
Confira a entrevista na íntegra:
Chegamos ao primeiro 15 de agosto com a cidade sob sua gestão. O que mudou em sua vida desde janeiro?
Mudou muito. Venho dizendo sempre: vi da empresa privada e a gente tem que impor o ritmo nosso, para que tenha sucesso. Os secretários também têm acompanhado muito o trabalho, para forçar uma rapidez no desenvolvimento, que seja a contento da população.
O senhor encontrou muita diferença entre a iniciativa privada e a Prefeitura?
Mais do que eu imaginava. Mas com a graça de Deus tem dado tudo certo até o momento.
Depois da turbulência de ter enfrentado o pior momento da pandemia, logo veio uma crise política em seu governo: o rompimento com seu vice, Tuco Bauab. Como o senhor tem lidado com essa situação?
(pausa de alguns segundos antes da resposta) A Prefeitura tem andado normalmente. Os trabalhos têm acontecido. Eu gostaria que tivesse dado certo, mas infelizmente não deu. Estamos trabalhando sem qualquer obstáculo.

Na Câmara Municipal, muitas polêmicas envolvendo o governo são levantadas. Como o senhor avalia seu relacionamento com os vereadores?
Os vereadores da base têm analisado o que é correto e o que não é. Eles trabalham em benefício da nossa população. O que pediram certos vereadores, não foi pedido em 20 anos (em referência a parlamentares da oposição). Não tem pé, nem cabeça. O governo nosso é transparente.
Para o senhor, quais os motivos de comemoração nesse aniversário?
A gente está passando pela pandemia. Perdemos parentes e amigos, mas a cidade está andando. Está sendo bem cuidada. O governo tem ajudado. A população está feliz. O comércio está andando. Estamos com saúde.
A Prefeitura anunciou recentemente melhorias no antigo recinto da Expo Jaú. Esse ano, até pela pandemia, não houve extensa programação de aniversário. O senhor espera usar aquele local no ano que vem?
A gente vai começar a fazer alguns eventos lá (não especifica sobre a Expo Jaú). Não vai ser só para eventos. Vai ter também tratamento para autistas, que precisam fazer exercícios com cavalos. Isso estou cuidado com muito carinho.
O senhor foi eleito como contraponto à gestão Rafael Agostini. Havia uma expectativa de dar transparência a supostos atos irregulares do governo anterior, muito aventados durante os anos passados. Seu grupo prometeu por muitas vezes esclarecer o que havia de obscuro. Isso vai acontecer de forma efetiva?
Isso está sendo apurado. A gente procura olhar pra frente, por que se ficar procurando pra trás, não toca a Prefeitura. O que estiver errado, vai aparecer, porque os procuradores trabalham pra isso. Eu trabalho em benefício da cidade.
O senhor se assustou com o que encontrou?
Bastante. Muita coisa. (sem detalhes)
Gostaria de deixar uma mensagem de aniversário para a cidade?
Que confie em nosso governo e que Deus abençoe a todos nós. Que tenhamos fé em Deus, para que as cosias aconteçam normalmente.