A Praça da República, conhecida como Jardim de Baixo, está passando por um processo de revitalização paisagística. De acordo com a Prefeitura, a melhoria não traz custos adicionais aos cofres públicos, uma vez que são usadas mudas produzidas pelo próprio Horto Florestal Municipal.
A secretaria de Meio Ambiente explica que os espaços com terra exposta estão recebendo novas plantas; são considerados inadequados para o cultivo de grama. “A intervenção apresenta aspectos conceituais de Roberto Burle Max (considerado um dos maiores paisagistas brasileiros). As plantas utilizadas dão ao local destaque tropicalista, valorizando o que é típico do Brasil, como a diversidade de cores e as folhas largas”, informa comunicado divulgado pela Prefeitura.
Logo que o trabalho for finalizado, revitalizações semelhantes serão colocadas em prática na Praça Jorge Tibiriçá (Parquinho da Santa Casa), Praça Oswaldo Galvão de França (Rodoviária) e Praça Siqueira Campos (Matriz).
Produção própria
As plantas utilizadas no processo de paisagismo são produzidas no Horto Florestal Municipal desde a segunda quinzena de janeiro, sem custos extras. A expectativa da secretaria de Meio Ambiente é ser autossuficiente na produção de mudas até março de 2022.