Neste domingo (13), às 8h30, o Jahu Mais Limpa realizará a limpeza da área verde do Jardim Doutor Luciano. O terreno localizado na rua Claudio Furquim de Almeida Prado não tem construções e acabou se tornando um local de despejo de lixo e entulho. O objetivo do grupo é reverter essa situação e limpar a área, para que, em breve, ela se torne referência municipal de recuperação ambiental.
Por ser um terreno grande, dois mutirões serão realizados. O primeiro será amanhã e o segundo no próximo domingo (20). Ao final do último, o grupo plantará uma muda de Pau-Brasil.
Jahu Mais Limpa, como surgiu?
André Cazeiro, estudante de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na FATEC, teve a ideia de criar um grupo como esse depois de se sentir extremamente incomodado com a sujeira as margens do rio, no Parque do Rio Jaú. “Como eu sempre frequentei muito o parque, a sujeira começou me incomodar e resolvi fazer a coleta. Na primeira vez fui sozinho, retirei o acúmulo de resíduos e postei nas redes sociais. As pessoas se interessaram pela ação e quiseram participar”, conta o universitário.
A finalidade do grupo, que surgiu em 2018, é a limpeza da cidade, áreas verdes, beiradas de rios e até lugares afetados por fortes chuvas. Sem vínculos partidários, o projeto pessoal surgiu despretensiosamente com pessoas querendo melhorar a situação dos resíduos sólidos na cidade. “É um grupo de amigos, de cidadãos que estão horrorizados com a quantidade de lixo espalhados na cidade”, diz Mônica Miranda, integrante do Jahu Mais Limpa.
Como participar?
Mônica explica que não existe segredo para fazer parte do grupo e é bem mais simples do que imagina: “É só chegar. Vá até o local da ação e tenha boa vontade. Lembre sempre de estar com uma roupa confortável, calça, tênis, máscara e passe protetor.”
As ações sempre são divulgadas nas redes sociais do Jahu Mais Limpa e no grupo do whatsapp.