Um total de 900 mil idosos devem receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em todo o estado de São Paulo a partir do dia 06 de setembro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (25/08) pelo governador João Doria, que adotou a medida para que a população mais vulnerável à doença receba proteção adicional.
O público-alvo é qualquer pessoa com 60 anos ou mais e que tenha recebido a segunda dose de qualquer vacina há pelo menos seis meses. “Desde a semana passada, o Comitê Científico vem discutindo com a área da Saúde a proteção das pessoas com mais idade. Essa decisão foi finalizada hoje pela manhã para aumentar a proteção das pessoas com mais de 60 anos”, disse Doria.
O Governo do Estado também pediu mais vacinas ao Ministério da Saúde para antecipar a segunda dose dos públicos restantes. “Além de proteger a população adulta com a cobertura de segunda dose, é importante também aumentar a proteção dos grupos mais vulneráveis que têm maior chance de, eventualmente, ter um quadro mais grave, com uma dose adicional. Após seis meses, há evidência de uma possível queda de proteção e isso se aplica a todos os imunizantes”, afirmou Paulo Menezes, Coordenador do Comitê Científico.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até esta quarta há 266 amostras positivas da variante delta em todo o território paulista. A estratégia do Governo de São Paulo é assegurar que os índices epidemiológicos e de ocupação hospitalar continuem em queda e evitar a propagação de novas variantes.