O alerta é feito por funcionários do Banco do Brasil em Jaú: um novo golpe está levando prejuízo a vários correntistas diariamente. Casos parecidos foram registrados há meses, mas a situação havia melhorado após a prisão de um suspeito. Contudo, muitas vítimas voltaram a relatar o crime nos últimos dias.
Um golpista liga para o cliente do banco no telefone fixo e afirma que uma compra foi feita em outra cidade, com o cartão dele, por meio de uma fraude. A vítima é orientada a ligar no número da central do BB, porém, o criminoso não desliga e permanece na linha. Quando a vítima já acredita estar falando com o local correto para resolver o problema, na verdade só está prosseguindo a conversa com os golpistas, que passam a pedir dados pessoais como nome, endereço e senhas.
No passo seguinte, o correntista é informado de que um moboboy passará para retirar o cartão. É tudo o que os criminosos precisam para começar a fazer saques e compras em nome da vítima. O detalhe é que nesses casos não há ressarcimento, já que a fraude não ocorreu por problema do sistema bancário, mas foi o próprio cliente quem forneceu a senha – ainda que por meio de um golpe.
Em média, cinco vítimas desse golpe são atendidas todos os dias em uma única agência do Banco do Brasil em Jaú. A polícia está investigando. Qualquer denúncia é importante para descobrir e prender os golpistas. Fique atento!