Os furtos de fios elétricos se tornaram comuns em Jaú nos últimos meses e motivaram a Prefeitura a lançar a campanha “Por um fio”. O objetivo é chamar a atenção para o problema e mobilizar a comunidade no enfrentamento à criminalidade. Apenas este ano, as escolas municipais, por exemplo, registraram cerca de 30 ocorrências desse tipo, totalizando um prejuízo de R$80 mil.
Além disso, quadras, praças e centros esportivos também estão entre os prédios públicos atacados em 2021. Em alguns locais, como no Jardim Pedro Ometto, foram furtados mais de dois quilômetros de fios. Porém, não é apenas o patrimônio municipal que sofre perdas, mas também imóveis particulares, já que residências e estabelecimentos comerciais são invadidos diariamente.
“A Prefeitura reforça o pedido para que a população denuncie a prática em caso de flagrantes, ou que denuncie o local onde é sabido que há a compra do material. O principal canal de denúncia é pelo telefone 190 da Polícia Militar”, informa nota divulgada pela secretaria de Comunicação.