As regras da chamada Fase de Transição em Jaú foram definidas em novo decreto assinado pelo prefeito Ivan Cassaro. O comércio poderá atender presencialmente, porém, em horários específicos – o funcionamento no feriado de Tiradentes (quarta-feira, 21) será facultativo. Além disso, o documento publicado pela Prefeitura permite a retomada de celebrações religiosas com presença do público.
Em geral, os estabelecimentos comerciais poderão ter ocupação limite de 25% da capacidade máxima; deve ser mantido distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e não será permitido o uso de provadores. O atendimento está autorizado entre 10h e 18h, de segunda a sábado. É necessário disponibilizar álcool em gel em todos os ambientes onde houver circulação e realizar a limpeza das máquinas de cartão, mesas, balcões e outras superfícies de contato após o uso por cada cliente.
Nos shoppings, a ocupação máxima é a mesma, mas o horário de funcionamento muda: 12h às 20h, todos os dias da semana. Já os supermercados seguem com acesso controlado e limite de um adulto por família. Esses estabelecimentos devem manter um máximo de cinco pessoas para cada 100 metros quadrados.
As celebrações religiosas, como missas e cultos, também voltam a ter público neste domingo (18/04). As recomendações são as mesmas do comércio, para que se evite aglomeração. Em geral, não é permitido que pessoas se sentem próximas umas das outras, deve haver controle de entradas e saídas, álcool em gel disponível e um cuidado especial com a coleta. A prática deve ser realizada sem que exista contato direto entre as pessoas, ou seja, o recipiente deve ser colocado em local fixo e não circular pelas mãos dos fiéis.
Essas regras são válidas até a próxima sexta-feira (23/04), quando existe a expectativa de que um novo decreto seja editado, liberando também o funcionamento parcial de restaurantes, lanchonetes, bares, academias e salões de beleza.