A Fase Emergencial do Plano SP será encerrada no próximo domingo. A partir de segunda-feira (12/04), o estado inteiro voltará para a Fase Vermelha, que mantém restrições rígidas, mas concede alguns pontos de flexibilização. O futebol profissional, por exemplo, terá permissão para retomar as competições; por outro lado, o comércio em geral permanecerá fechado.
A regra deve ser seguida por todos os municípios paulistas, mas depende do decreto de cada Prefeitura. O chefe do executivo em Jaú, Ivan Cassaro, deve publicar uma atualização das medidas nas próximas horas – a expectativa é de que sejam alinhadas com o que foi anunciado hoje pelo vice-governador Rodrigo Garcia.
Na prática, igrejas devem continuar com celebrações à distância; no comércio em geral, apenas lojas de materiais de construção poderão ter atendimento presencial; restaurantes e lanchonetes poderão entregar refeições aos clientes na porta; competições esportivas coletivas estão novamente autorizadas, desde que os jogos sejam após às 20h; escolas têm o direito de retomada das aulas presenciais, mas apenas com 35% do total de alunos matriculados. O toque de recolher, entre 20h e 5h está mantido.
Essas normas têm validade até o dia 18 de abril. Como argumento para dar início à flexibilização, o Governo do Estado apresentou números: queda de 17,7% nas novas internações ao longo dessa semana. Por outro lado, ficou claro que a taxa de ocupação de UTIs ainda preocupa o Centro de Contingência da Covid-19, uma vez que atinge mais de 88% do total de leitos disponíveis. “É a queda das internações que nos afirma a possibilidade de darmos passos adiante em relação ao controle da pandemia no estado”, afirmou Rodrigo Garcia.