O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28/04) a prorrogação da chamada Fase de Transição, que prevê retomada da economia e reabertura de praticamente todos os setores. A medida inclui uma ampliação no horário de funcionamento do comércio e liberação de eventos culturais, incluindo serviços como cinemas e teatros.
As definições específicas de cada cidade dependem de decreto municipal, porém, a Prefeitura de Jaú costuma publicar esses novos documentos apenas às sextas-feiras. “Estamos evoluindo, mas não liberando. Siga as regras sanitárias para proteger as suas vidas e de seus familiares”, alertou o governador João Dória.
O horário estendido das 6h às 20h vale a partir do próximo sábado (01/05) para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings. O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos está mantida em 25%. O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 20h às 5h.
A fase de transição mantém autorizadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horário das 6h às 18h.