Enquanto quatro pacientes com Covid-19 estão na fila aguardando uma vaga de internação na UTI da Santa Casa em Jaú, 12 leitos prontos estão vazios. O motivo é a falta de equipes, principalmente médicos qualificados para esse trabalho. Diante dessa situação, a própria Prefeitura tem feito apelo para que os profissionais que tiverem interesse se apresentem no hospital.
A necessidade é tão grande que até mesmo médicos sem especialização como intensivistas estão sendo contratados. Essa dificuldade é confirmada pela gerente administrativa da Santa Casa, Scila Carretero, que alerta ainda para o tempo necessário até que cada nova equipe seja treinada e esteja apta a um atendimento tão especializado.
O Governo do Estado autorizou a instalação de 18 novos leitos e se comprometeu a custeá-los. A nova ala para atendimento Covid foi instalada em menos de um mês, mas a falta dos profissionais ainda não permite que o funcionamento seja pleno – apenas seis dessas vagas estão disponíveis para atendimento.