Um decreto publicado pela Prefeitura de Jaú nesta terça-feira (17/08) mantém o controle sobre a circulação de pessoas e funcionamento de alguns estabelecimentos e serviços. O período entendido como sendo de “quarentena” agora foi estendido por duas semanas, até 31 de agosto.
Mesmo com o alerta feito por autoridades em saúde, o Governo do Estado anunciou o fim do Plano São Paulo e das restrições impostas para o enfrentamento à pandemia. Os especialistas acreditam que a medida seja precoce, já que muitas cidades registram casos da variante Delta. Contudo, as regras mais específicas dependem das determinações de cada município.
Em Jaú, o decreto do prefeito Ivan Cassaro libera presença de público em praticamente todos os lugares: lojas, restaurantes, bares, lanchonetes, clubes, igrejas, festas de casamento e eventos culturais. As restrições ficam por conta do horário de funcionamento, entre 6h e 0h, e limite de 80% de ocupação em relação à capacidade máxima.
Com relação ao setor de eventos, existe ainda a observação de que todos os frequentadores devem estar sentados, com obrigação de controle de acesso, hora e assentos marcados. Por outro lado, as atividades esportivas, como jogos de futebol, continuam sendo realizadas sem a presença de torcedores.
O transporte coletivo de passageiros também segue funcionando, mas com ocupação máxima de 80% da capacidade de cada ônibus. São necessárias medidas de higienização dos veículos, mas os passageiros agora podem ser transportados em pé. As multas por descumprimento de qualquer uma das regras pode chegar a quase R$291 mil.