Muito bem adaptado ao ambiente urbano, onde encontra abrigo e alimento, o surgimento de escorpiões tem sido cada vez maior, principalmente nesta época do ano. Em Jaú, eles estão causando pânico na população e aparecendo em muitos bairros da cidade, como no Orlando Ometto. Além de perigosos para humanos, os cães e gatos também se tornam alvos fáceis desse bicho.
Por serem animais de “sangue frio”, essas aparições são mais comuns na época do calor, que é quando eles ficam mais ativos, explica o biólogo Antonio Moura. “As situações mais comuns que atraem escorpião no município são, em ordem decrescente de ocorrência: sistema de esgoto, entulho, material de construção, parede sem reboco, sistema de água da chuva (bocas-de-lobo e grelhas para escoamento das chuvas nos quintais), tubulação de fios elétricos e transporte de carga”, esclareceu Antonio.
Para evitar que esses animais perigosos e indesejados apareçam na sua casa a dica é vedar os ralos, manter sempre o quintal limpo, colocar tela nas saídas de cano e verificar se todas as tomadas e lustres estão bem vedadas, afinal, eles só precisam de uma fresta pequena para entrarem.
Caso encontre algum na sua casa entre em contato com o controle de zoonose de Jaú pelo telefone (14) 3602-3777.