Em meio às regras da chamada “fase emergencial” do Plano SP, o Governo do Estado anunciou que a rede estadual de ensino entrará em recesso a partir da próxima segunda-feira (15/03). Dessa forma, profissionais da educação e estudantes não terão atividades obrigatórias até o dia 28 de março.
A previsão era de que os períodos de recesso fossem cumpridos em abril e outubro, conforme calendário escolar. Com a mudança, as unidades ficarão abertas apenas para alimentação e distribuição de materiais. “As escolas estaduais seguem abertas, porque temos estudantes que dependem da merenda para a segurança alimentar. E quem puder, neste momento, fique em casa. Assim, vamos reduzir a circulação de pessoas, melhorando as condições para o retorno das aulas presenciais, após o período de recesso”, destaca o Secretário estadual de Educação, Rossieli Soares.
De acordo com o Governo do Estado, as escolas devem se organizar para definir quais membros da equipe estarão presentes a cada dia para realizar as atividades consideradas essenciais.
Redes municipais e particular
As escolas municipais e particulares terão autonomia para decidir se vão ou não acompanhar o calendário da rede estadual, antecipando o recesso. A recomendação, entretanto, é que todas as atividades presenciais sejam reduzidas, com limite máximo de até 35% dos alunos atendidos por dia, respeitando os protocolos de segurança.