O medo do coronavírus tem mantido os doadores afastados nos últimos meses, o que causou uma baixa alarmante dos estoques de sangue. Nas últimas semanas, o Hemonúcleo Regional de Jaú sofreu queda de 50% nas bolsas de sangue e plaquetas disponíveis. O local abastece 11 hospitais da região e faz apelo para recuperar os níveis mais seguros.
O alto número de infectados pela Covid-19 também pesou para essa realidade crítica. “Com o avanço da doença e o aumento no número de casos, especialmente na nossa região, pacientes jovens, que são a maioria dos doadores, acabaram contraindo a COVID-19, mesmo que de forma mais branda, o que impactou nas doações. É necessário esperar 30 dias após o término dos sintomas para doar e 14 dias sem contato com alguém infectado”, explica o hematologista Marcos Augusto Mauad, responsável pelo Hemonúcleo.
As pessoas que recebem vacina contra o coronavírus também precisam aguardar um prazo de 48 horas para voltar a realizar a doação de sangue.
Segurança
O Hemonúcleo Regional de Jaú fica em anexo ao Hospital Amaral Carvalho e tem seguido os protocolos que garantem a segurança do doador. “Temos uma entrada exclusiva para doadores, separada dos pacientes, respeitamos o distanciamento na sala de espera, ofertamos álcool em gel para higienização das mãos e todos os profissionais usam os Equipamentos de Proteção Individual”, afirma Mauad.
É possível agendar a doação previamente pelos telefones (14) 3602-1355 e 3602-1356: são dez doadores a cada hora, no máximo, para reduzir o número de pessoas no local e evitar aglomerações.