Um dos nomes mais conhecidos da segurança pública no interior de São Paulo, o delegado aposentado Benedito Antônio Valencise morreu em Jaú na madrugada desta segunda-feira (19/04). Aos 70 anos, faleceu enquanto dormia – a família acredita na possibilidade de uma parada cardíaca. O velório está sendo realizado na igreja São Benedito.
O delegado, sempre rigoroso nas investigações, ganhou destaque nacional no início desse século, quando era seccional em Ribeirão Preto e desarticulou a chamada “máfia do lixo”, quando chegou a pedir a prisão do então prefeito e ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci. Antes, Valencise já havia ocupado vários cargos na Polícia Civil em Jaú, desde investigador até delegado seccional. Na última década, o profissional experiente comandou também a Delegacia Seccional de Bauru e encerrou a carreira como titular do Deinter-4, departamento que comanda a Civil em 76 municípios da região.
Filho do delegado, o padre Armando Valenzisi postou uma mensagem nas redes sociais da Paróquia de Santo Antônio. “Meus amigos, com muita dor, mas confortado pela fé na eternidade, comunico a vocês que meu pai fechou os olhos para enxergar melhor. Deus o chamou nesta madrugada, quando estava dormindo. Agradeço, em nome da minha família, todas as manifestações de carinho que tenho recebido neste momento”. Valencise deixou viúva Iria Sartori Valencise.
O velório deve prosseguir até às 15h30 (ao meio-dia haverá uma missa de corpo presente, mas com número reduzido de fiéis, devido aos protocolos da pandemia). Após esse horário, o corpo segue para Torrinha, cidade natal de Antônio Valencise, onde o sepultamento deve ocorrer por volta de 17h.
* Em nome do DDJ, sinceros sentimentos aos amigos e familiares.