O boletim publicado pela Santa Casa de Jaú nesta terça-feira (07/09) apresentou o menor número de internados com Covid-19 desde que o levantamento passou a ser feito, em julho do ano passado. Depois de atingir quase 150 pacientes durante o pior momento da pandemia, há cerca de seis meses, o hospital de referência para a cidade e região chegou a nove pessoas na UTI e apenas seis na enfermaria.
Além disso, a ala de atendimento Covid-19 no Hospital Amaral Carvalho (HAC) tem apenas um paciente na Unidade de Terapia Intensiva, enquanto está com a enfermaria zerada. Já o hospital de campanha, que também era mantido pelo HAC, encerrou atividades no dia 31 de agosto, porque não havia mais demanda – nem convênio com o Governo do Estado.
Olhos abertos
Autoridades ressaltam a importância de manter a atenção e ter responsabilidade coletiva neste momento. Com o avanço da vacinação, a situação ficou mais controlada, mas a variante Delta ainda se apresenta como uma ameaça e já circula pela região toda. Nesta quarta-feira (08/09), a Santa Casa divulgou um novo boletim e apresentou aumento de internações, ou seja, fica claro que os números ainda estão oscilando. Agora, são 12 pacientes na enfermaria e outros 12 na UTI.