Após poucos meses de funcionamento, o Castramóvel foi estacionado na área do Canil Municipal de Jaú, no início de 2017, e de lá não saiu mais. Nesta segunda-feira (01/03), a Prefeitura confirmou que a finalidade do veículo – trabalho itinerante de castração animal – foi modificada, já que o equipamento não atende às normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O Castramóvel foi entregue em junho de 2016, ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Rafael Agostini. Até dezembro daquele ano, foram realizados cerca de 1300 procedimentos. Depois disso, ficou estacionado na Fatec (região do Jardim Pedro Ometto), onde prestou alguns dos últimos atendimentos antes de ser recolhido.
De acordo com a Secretaria de Proteção e Direitos dos Animais de Jaú, “o veículo é antigo e precisa de uma grande reforma e adaptações, conforme determinações do CRMV”. O equipamento está sendo usado como ambulatório para atender à demanda interna do próprio Canil, já que a sala de procedimentos existente no local também não tem autorização para funcionamento.
Neste momento, portanto, o Castramóvel atende especificamente cães abandonados ou resgatados e que estão abrigados no Canil. Quem tem um bichinho e necessita da castração ou outros procedimentos é orientado a procurar a Clínica Veterinária Municipal.
Canil
Em nota divulgada hoje, a Prefeitura de Jaú divulgou a reforma do Canil, que recebeu nova pintura externa. Nesta semana, o trabalho terá sequência, mas na parte interna. Funcionários da própria secretaria estão realizando as melhorias. Na sequência, deve ter início um trabalho mais amplo, com troca de telhas, conserto do piso de área aberta e pintura das baias com tinta impermeabilizante.