O prefeito eleito de Jaú, Ivan Cassaro, assume o cargo em 1º de janeiro e enfrentará desafios, principalmente, na área da saúde. Com o surgimento de novos bairros e aumento da demanda por atendimentos na rede básica, investimentos serão necessários já no primeiro ano de mandato. Durante a campanha, Cassaro fez várias promessas voltadas à essa área.
De acordo com Jaime Spanghero, pediatra e ex-secretário municipal de saúde, o pronto-atendimento precisa de atenção especial. “O Pronto Socorro da Santa Casa é superlotado. Precisa de uma UPA, que já deveria existir, mas não saiu do papel. Até cidades menores da região já têm uma UPA e Jaú não. É um problema que o futuro prefeito precisa resolver”.
Mas esse não é o único problema. Para ele, é preciso construir unidades de saúde em novos bairros, como na região do Residencial Frei Galvão. “E tem a grande dificuldade causada pela falta de profissionais. Não adianta abrir posto e não ter médico”. Além disso, o ex-secretário alerta para a necessária informatização do sistema de saúde, para organizar a distribuição de medicamentos. “Tem que melhorar a logística e não deixar faltar”.