Com base na queda do ritmo de contágio da Covid-19 em Jaú, o prefeito Ivan Cassaro passou a defender abertamente a retomada da economia, com flexibilização do decreto da quarentena. O comércio varejista defende a iniciativa, mas o decreto estadual, que tem regras rígidas, ainda pode impedir que isso ocorra.
O assunto foi abordado durante reunião por videoconferência, realizada neste domingo (21/03), entre Cassaro e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O chefe do executivo municipal acredita ser possível reclassificar Jaú para a Fase Laranja do Plano São Paulo, que permite atendimento presencial em lojas e restaurantes, desde que com a capacidade reduzida.
Algumas cidades da região tentaram até mesmo manobras legislativas para conquistar o direito de flexibilizar a economia, mas enfrentaram problemas políticos, com o Governo do Estado, e jurídicos, com o Ministério Público. De acordo com Ivan Cassaro, vereadores e promotores locais devem ser consultados nos próximos dias, em busca de apoio.
Sincomércio apoia
O Sincomércio, Sindicato do Comércio Varejista de Jaú e região, apoia o retorno das atividades. Em nota publicada nas redes sociais, foram apontadas a queda progressiva dos números e a abertura de novos leitos para internação. O texto destaca que o setor está fechado há mais de 50 dias.