O prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, participou de reunião com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, na manhã desta sexta-feira (29/01). Em pauta, o colapso na saúde jauense, que tem a Santa Casa trabalhando com superlotação há mais de uma semana. O objetivo foi pedir ajuda à cidade vizinha e conhecer a estrutura montada.
Ao contrário daqui, a Prefeitura araraquarense se preparou para o enfretamento à pandemia, com ampliação da rede hospitalar. Um grande hospital de campanha, com 51 leitos – maioria para média complexidade – foi montado em uma das entradas da cidade. Neste momento, a ocupação é de 90%. Além disso, a Morada do Sol conta com um centro de triagem municipal, para onde são direcionados todos os pacientes com síndrome gripal.
Para casos mais graves, existem leitos de UTI na Santa Casa local e no Hospital Estadual de Américo Brasiliense, com ocupação média de 70%. De acordo com Eliana Honain, secretária de Saúde de Araraquara, Ivan Cassaro “veio ver a disponibilidade de leitos aqui e também como organizar rapidamente mais leitos (para Jaú)”.
Contudo, a secretária esclareceu que a transferência de pacientes para qualquer unidade depende da Central de Regulação de Vagas, que é controlada pelo Governo do Estado. “Vamos tomar todas as medidas jurídicas para ajudar. Como funcionamos no sistema SUS, a regional Bauru vai dialogar com a nossa regional, para que possamos ajudar. Seremos solidários. Aquilo que Araraquara puder colaborar com o povo de Jaú, pode ter certeza de que estaremos à disposição”, afirmou Edinho Silva.