Antiga reivindicação de moradores e alguns vereadores, a retomada das sessões presenciais na Câmara Municipal de Jaú já tem data para ocorrer: 13 de setembro. O presidente da Casa, João Brandão, adotou essa decisão com base na queda do número de internações por Covid-19 e respeitando os decretos de enfrentamento à pandemia, que estão bem mais flexíveis do que há alguns meses.
Para que o público possa acompanhar os trabalhos presencialmente, será permitida a ocupação máxima de 80% do total de cadeiras, levando em conta o distanciamento entre as poltronas disponíveis. É obrigatório o uso de máscara; também haverá aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.
No caso dos vereadores, a retomada prevê ainda um sistema híbrido: caso algum vereador opte por participar remotamente, via internet, terá esse direito. Os encontros exclusivamente virtuais são realizados desde abril do ano passado, por conta da grave situação epidemiológica.
Desinfecção do prédio
Depois que vários servidores e vereadores foram diagnosticados com Covid-19, no último mês de julho, o prédio da Câmara passou a receber o trabalho de desinfecção, realizado em quatro ocasiões. Para a retomada das sessões presenciais, o plenário receberá atenção especial e passará por sanitizações mais frequentes.