A OAB Jaú requisitou as imagens da última sessão da Câmara Municipal, com objetivo de analisar uma fala do vereador Maurílio Moretti, que declarou: “pra mim, quem fica na rua de madrugada, tem que resolver na borrachada”, em referência aos moradores em situação de rua. A afirmação incomodou o também vereador Rodrigo de Paula, que mantém trabalho social junto a essa população.
“Estou colhendo informações. Recebi essa informação de forma informal e solicitei a cópia da fala do vereador para a Câmara. Assim que tiver essas informações de forma oficial tomaremos providências, se for o caso”, explica o advogado Lincoln Perdoná Lucas, presidente a 20ª Subseção da OAB. De acordo com ele, não é possível fazer um juízo de valor sobre o caso por enquanto, “mas estamos atentos e tomaremos providências”.
Já Rodrigo de Paula, ex-presidente da ONG 1% (que presta atendimento aos mais vulneráveis), rebateu Moretti. “A violência nunca foi a saída. Estimular isso nunca trouxe nenhuma solução para nenhum problema”. Para ele, são necessárias políticas públicas que tragam soluções, como incentivar e buscar respaldo para que a Polícia Militar exerça seu trabalho. “Nossa obrigação é trabalhar para buscar melhoria e solução. Nunca para incentivar qualquer tipo de agressão”, finalizou Rodrigo.
Desde que fez o pronunciamento polêmico, Moretti não se manifestou mais formalmente sobre o assunto. Por telefone, disse que foi mal interpretado e que não pretendia generalizar.