Lançado esta semana pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa Bolsa Trabalho recebeu adesão de 500 municípios, sendo que Jaú está entre eles. No total, serão oferecidas 30 mil vagas, destinadas às pessoas desempregadas, com prioridade para mulheres. Há uma série de critérios para que o cidadão possa concorrer ao benefício.
Os participantes prestarão serviços em órgãos públicos cinco dias por semana, com jornada de quatro horas diárias. Em um desses dias, a pessoa passará por curso de qualificação profissional, com um total de 80 horas de duração. As opções disponíveis são as seguintes: Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Serviços Administrativos, além de Secretariado e Recepção.
As inscrições serão realizadas entre os dias 23 e 29 de agosto, por meio da internet (link no final da matéria). Os selecionados serão convocados para uma entrevista, com início do trabalho previsto para 15 de setembro. A bolsa-auxílio é de R$535 por mês (cada um pode participar do programa pelo período de cinco meses).
Quem pode?
Para se candidatar, o cidadão deve ter mais de 18 anos e estar desempregado, sem receber Seguro Desemprego. Também deve morar no estado de São Paulo há pelo menos dois anos e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Apenas uma pessoa de cada família será aceita.