A Viação Paraty apresentou, nesta quinta-feira (13/05), 15 novos ônibus que servirão ao transporte coletivo de Jaú. Apesar da modernização da frota, não há previsão de aumento no número de linhas e horários disponibilizados, o que tem sido uma reivindicação constante de passageiros. Dentro de um mês, a tarifa também deve ser reajustada.
A empresa é a responsável pelo serviço desde o primeiro semestre do ano passado, com base em um contrato emergencial firmado junto à Prefeitura, após o encerramento das atividades da antiga Auto Ônibus Macacari. No final de 2020, ainda durante a gestão do ex-prefeito Rafael Agostini, a Paraty venceu uma licitação e assumirá em definitivo a operação do transporte coletivo no final de junho. O contrato prevê reajuste de R$0,35 na tarifa, que passará a custar R$4,35.
De acordo com a Prefeitura, os novos veículos são menos poluentes e equipados com plataformas para cadeirantes. Além disso, uma proteção evita contato direto entre o motorista e os passageiros, uma forma de reduzir os riscos de contágio pela Covid-19. Dos 15 novos ônibus, 13 já têm itinerário definido e outros dois ainda terão destinação ajustada.
A Viação Paraty confirma que não terá qualquer ampliação do número de linhas – que foram reduzidas após o início da pandemia.