Em menos de um mês desde o início das obras, o Centro de Combate à Covid-19 já está pronto para entrar em funcionamento. O hospital de campanha é uma iniciativa do Amaral Carvalho e terá 39 leitos, que devem dar suporte ao sistema de saúde regional, pressionado desde o começo do ano pelo aumento no número de pacientes com coronavírus.
As obras de engenharia foram concluídas na semana passada, quando tiveram início a instalação de equipamentos e o treinamento de novos profissionais. Nesta quinta-feira (25/02), os ventiladores pulmonares foram configurados. Além disso, foram realizados ajustes nos monitores multiparâmetros e na central de monitorização.
O reservatório de oxigênio está pronto para uso e com estrutura de proteção. O compressor de ar medicinal foi instalado e foi finalizada a iluminação da fachada. “Todas as equipes estão finalizando o trabalho para liberar o espaço para atendimento dos pacientes”, comemora a arquiteta responsável, Silvia de Antonio.
A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de hoje. Ao longo do final de semana, será feita a dedetização de todo o prédio e, em seguida, a desinfecção da área hospitalar. A partir de segunda-feira (01/03), o local estará pronto para entrar em funcionamento.
Estrutura
São 39 leitos, sendo 29 de enfermaria e outros 10 para tratamento semi-intensivo. Não haverá pronto-atendimento, uma vez que os pacientes serão transferidos por meio da CROSS, central de vagas regulada pelo Governo do Estado. O imóvel utilizado fica praticamente atrás da Polícia Rodoviária e foi doado ao Amaral Carvalho no ano passado.